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Tecnologia

Quanto custa uma consulta online?

Redação Alagoas DiárioBy Redação Alagoas Diáriojaneiro 26, 2023Nenhum comentário5 Mins Read
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Quanto custa uma consulta online
Quanto custa uma consulta online
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Um dos principais serviços prestados pela Telemedicina é, sem dúvida, a teleconsulta. Por meio desse serviço, o médico pode atender o paciente à distância, avaliar os seus exames, fazer diagnósticos e sugerir o melhor tratamento em cada situação.

Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o quanto uma consulta online pode custar. Caso você também tenha essa mesma dúvida, basta continuar com a leitura deste conteúdo!

O que é teleconsulta?

O termo “teleconsulta” refere-se a uma consulta médica feita à distância e que faz uso da tecnologia para tornar viável a comunicação remota entre pacientes, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde. As consultas são feitas no ambiente online, através de uma plataforma de telemedicina que pode ser acessada através da internet.

O escopo de uma teleconsulta inclui tudo, desde cuidados médicos básicos, como enfermagem, até a mais ampla gama de especialidades médicas, tais como:

  • Cardiologia;
  • Radiologia;
  • Nutrição;
  • Dermatologia;
  • Psiquiatria;
  • Entre outros.

Como funciona a teleconsulta?

Uma teleconsulta precisa seguir algumas regras básicas:

  • O paciente concordar com esse tipo de atendimento;
  • Manutenção do sigilo das informações fornecidas durante o processo;
    Armazenamento do resultado final no sistema de registro das instituições clínicas.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.227/18, prevê-se que a teleconsulta seja usada depois da consulta presencial inicial. As exceções são os casos excepcionais, como em comunidades isoladas e de plataformas de petróleo.

Além disso, estipula que o tempo de intervalo para o atendimento virtual não pode ser superior a 120 dias nos casos em que o paciente tenha sido diagnosticado com doenças crônicas como diabetes ou hipertensão, entre outras.

Quais são os tipos de teleconsulta?

Há dois tipos diferentes de teleconsultas: as realizadas entre um médico e um paciente e as realizadas entre médicos, que neste caso seriam chamadas de teleinterconsultas.

O atendimento médico remoto padrão conhecido como “teleconsulta” pode ser feito através de uma plataforma para este fim. Além disso, a teleconsulta também pode ser categorizada como síncrona ou assíncrona. Veja logo abaixo a distinção entre ambos os formatos:

Síncrona

Uma teleconsulta síncrona é aquela que é feita de imediato. Uma videoconferência permite que médico e paciente conversem em tempo real, mais ou menos como em um consultório convencional, onde o paciente poderá descrever os seus sintomas, tirar as dúvidas e poderá até mesmo mandar os resultados de exames para o médico analisar remotamente.

Assíncrona

O contrário ocorre com a teleconsulta assíncrona; não há comunicação direta entre o médico e o paciente porque não ocorre em tempo real. Neste modo, podemos incluir, por exemplo, uma sessão de respostas do médico ou a análise de um exame enviado anteriormente. 

A complexidade do assunto pode influenciar na decisão do médico em gravar um vídeo que depois poderá estar disponível aos pacientes.

Quanto custa uma teleconsulta?

O SUS (Sistema Único de Saúde) não cobra pelas teleconsultas. Uma consulta não deve ser cobrada se o médico atender pelo plano de saúde, isso porque o custo já está coberto pelas mensalidades que o paciente paga. 

Se o médico tiver alguma dificuldade em receber da seguradora, é preciso entrar em contato com a empresa para saber se ainda vale a pena atender pelo plano. Já quando o assunto são as teleconsultas particulares, vale ressaltar que o médico pode e deve cobrar pela consulta.

Neste caso, é fundamental ter valores comparáveis ao que cobraria em uma consulta presencial para evitar questões legais como:

  • Preço abusivo: médicos que desejam aumentar os preços pela alta demanda atual;
  • Competição desleal: médicos com preço abaixo do piso de consulta definido pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM).

Quais procedimentos podem ser feitos?

Alguns procedimentos já estão abertos ao atendimento remoto pela nova resolução que permite o uso da telemedicina, entre eles:

  • Teleconsulta: atendimento remoto;
  • Receita médica e emissão de atestado: com a plataforma disponibilizada pelo CFM, o médico pode fornecer esses documentos aos pacientes para tornar o atendimento mais ágil;
  • Telemonitoramento: Este acompanhamento é feito em pacientes que possuem doenças crônicas. Aqui, o objetivo é aumentar o uso da telemedicina para dar suporte útil aos pacientes, diagnósticos precisos e monitoramento eficaz.

É importante observar que o atendimento médico online não aceita intermediários; portanto, apenas um médico deve realizá-lo, para assegurar o sigilo dos dados do paciente.

A teleconsulta pode ser feita por Whatsapp ou Google Meet?

Uma teleconsulta é mais do que uma chamada de vídeo tradicional porque envolve a troca de informações privadas e confidenciais. Por isso, deve ser realizada em uma plataforma adequada e de acordo com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Além disso, uma plataforma de telemedicina fornece recursos adicionais ao médico, como a opção de enviar receita digital eletrônica e válida em qualquer farmácia, uma ferramenta para o paciente enviar os exames e a integração de dados para visualizar o histórico clínico do paciente em seu sistema.

Algumas ferramentas também possibilitam outros recursos, como a teleinterconsulta, que permite que um profissional converse com um médico de especialidade diferente ou relacionada por meio digital para obter uma outra opinião.

O que é preciso para realizar a teleconsulta?

Um sistema com tecnologia avançada que garanta a segurança dos dados transmitidos entre profissionais de saúde e entre um paciente e um médico, bem como o armazenamento seguro dessas informações, é necessário para que uma clínica médica realize uma teleconsulta.

Ao procurar uma plataforma para adotar em uma clínica, é fundamental verificar a experiência da empresa, saber se ela é líder na área de inovação e se há uma equipe médica qualificada disponível para as teleinterconsultas.

Conclusão

Um dos maiores avanços tecnológicos na área médica é a teleconsulta, que atende principalmente pacientes impossibilitados de comparecer fisicamente a clínicas e consultórios. Mas vale lembrar de que usar uma plataforma segura é essencial se você deseja prestar seus serviços por telemedicina.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos e conferir outros posts como este em nosso blog!

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