Excelente para compor decorações e fazer da sua sala ou ambiente um local mais agradável, a lareira ecológica traz praticidade e charme. Mas como funciona esse tipo de lareira?
Ao comprar um apartamento ou casa, uma boa dica é saber exatamente o que você deseja ter no seu lar. E o mesmo vale para uma lareira ecológica.
Com a queima de álcool, o funcionamento desse modelo é bem simples e prático. Além disso, a instalação também pode ser feita de diferentes formas.
Mas para você entender o que é e como funciona a lareira ecológica, separamos aqui um conteúdo completo. Continue a leitura e veja também algumas dicas.
Lareira ecológica: o que é?
Antes de mais nada, vamos entender o que é uma lareira ecológica. Em resumo, o modelo é um aparelho sustentável, fácil de instalar, e que se encaixa perfeitamente em diferentes cômodos.
O modelo funciona com uma câmara de álcool, que entra em combustão com a pressão atmosférica. Dessa maneira, ela produz chamas com auxílio do álcool para aquecer seu ambiente.
Ou seja, não é necessário o uso de lenha ou qualquer outro material para que a lareira funcione, diferente da tradicional. Outro detalhe é que ela pode ser utilizada tanto em ambientes abertos quanto em ambientes fechados.
Lareira ecológica: como funciona?
Mas como ela funciona na prática? Que ela usa álcool ao invés de lenha para funcionar, você já sabe. No entanto, o funcionamento dela pode não ser algo tão simples de se entender.
Em resumo, para usar a lareira ecológica, você precisa apenas abastecer com álcool a abertura da câmara. Para isso, podem ser usadas bombas, funis ou copos para ajudar a não derramar.
Em seguida, para acender a lareira, basta utilizar um isqueiro com uma haste metálica e comprida. O item é geralmente vendido em conjunto com a lareira.
Dessa maneira, o fogo ficará aceso enquanto houver álcool abastecido. Assim, a lareira ecológica pode ficar acesa por, em média, 2 a 4 horas.
Além disso, vale ressaltar que, para funcionar, é recomendado utilizar álcool etílico 92º. Eles são facilmente encontrados em mercados e farmácias.
Outro detalhe é que esse modelo de lareira permite que você controle a intensidade das chamas. Logo, o sistema conta com um controle da intensidade para deixar o ambiente conforme o seu gosto.
E quais as vantagens?
Agora que você já sabe o que é e como funciona a lareira ecológica, podemos falar das vantagens desse modelo. Na prática, o maior benefício desse tipo de lareira é a sustentabilidade que o produto oferece.
Isto é, o consumo de álcool ao invés de lenha ou outros materiais gera muito menos impacto ao meio ambiente. Assim, não há a liberação de gás carbônico na atmosfera.
Além disso, o modelo evita que sua casa fique impregnada por resíduos, fumaça e sujeiras. Isso, na prática, preserva a conservação e a limpeza do ambiente em que a lareira está.
Mais uma vantagem é a economia e praticidade que o modelo garante. Além de mais barata para abastecer, ela é mais fácil de instalar.
Dessa maneira, fica mais prático para você instalar a sua lareira onde desejar. Ambientes internos e externos são locais perfeitos para colocar a sua lareira e aproveitar o clima e conforto que ela traz.
Dúvidas sobre a lareira ecológica
Há algumas dúvidas que muitos têm quanto à lareira ecológica. Primeiro, um ponto importante é que ela não gera fumaça. Assim, não é necessário instalar chaminés.
A limpeza da lareira nesse modelo também precisa ser feita com frequência. Para isso, basta utilizar um pano úmido, com produtos específicos ou detergentes. Mas evite a limpeza com a lareira quente. Aguarde esfriar e limpe.
Por fim, a lareira ecológica também não exala tanto cheiros por conta da queima do álcool. Ou seja, diferente das lareiras convencionais, seu ambiente não ficará com um odor de queimado impregnado.
Dicas e cuidados para sua lareira ecológica
Após entender quais as vantagens da lareira ecológica, resta saber quais as dicas e cuidados necessários para instalar e usar a sua. Confira a seguir algumas recomendações essenciais para sua lareira.
Cuidados com a lareira
Em primeiro lugar, lembre-se que, após a instalação, a lareira precisa de alguns cuidados. Por ser um item que utiliza álcool, a atenção deve ser redobrada.
Tome todo cuidado na hora de acender a lareira e, para isso, observe se não há vazamentos. O álcool escorrendo pela lareira é sinal de que ela precisa de uma revisão.
Instalação da lareira
Para realizar a instalação da lareira ecológica, é comum que você encontre modelos prontos e portáteis. Para quem não pode realizar obras, esse tipo é uma boa alternativa.
Dessa maneira, os queimadores são embutidos diretamente no modelo, com um nicho para encaixe das peças.
Caso prefira, também é possível optar pela contratação de um profissional para realizar a instalação. Assim você garante que todos os cuidados serão tomados da forma correta.
Como escolher
Mas como escolher a lareira ecológica mais adequada para você? Antes mesmo de pesquisar por modelos, saiba primeiro o local que ela será instalada. Com isso, fica mais fácil encontrar o melhor tipo para o seu ambiente.
A escolha precisa considerar elementos como tamanho, potência, capacidade e tempo de uso.
Considere também a eficiência da sua lareira ecológica antes de comprar. Isso ajuda a economizar e garantir o melhor aquecimento para sua casa ou ambiente.
Onde instalar
Por fim, outra dica antes da compra de uma lareira ecológica é saber onde ela será instalada. Como já destacamos, ela serve tanto para ambientes internos quanto externos.
No entanto, para instalar, é preciso deixar um ponto de circulação do ar. A lareira precisa, além de álcool, oxigênio para realizar a queima. Sendo assim, instale onde haja uma boa passagem de ar.
Lembre-se também de afastar a lareira ecológica de cortinas e eletrodomésticos. O aquecimento pode gerar acidentes.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é e quais os cuidados para instalar sua lareira ecológica, basta encontrar o modelo ideal para o seu ambiente.
Além da climatização, o item também é uma boa peça para compor a decoração do seu espaço.