Metodologia auxilia na implementação de programas de treinamento personalizados, políticas de compensação equitativas e iniciativas de diversidade e inclusão
Com o crescente uso de ferramentas tecnológicas, as empresas estão cada vez mais capazes de coletar, processar e interpretar grandes quantidades de informações sobre seus trabalhadores. Isso permite a identificação de padrões e tendências importantes que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.
Uma das ferramentas usadas atualmente com esse propósito é o People Analytics, metodologia que busca aplicar a captação de dados à gestão de pessoas. Essa é uma maneira de o setor de Recursos Humanos obter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador na empresa.
A partir de uma combinação entre tecnologia e gestão, a técnica ajuda as organizações a conhecerem melhor seus times, montar organogramas mais adequados e tomar decisões com bases em informações relacionados ao RH. Por meio de dados quantitativos e qualitativos, é possível compreender melhor os funcionários, incluindo aspectos como desempenho, satisfação no trabalho, rotatividade e tendências demográficas.
A metodologia foi apontada como uma das principais tendências para 2023 na área de gestão de pessoas por empresários como o associate partner Latam do GroupElephant, Alexandre Ormigo da Silva, e o country managing director da EPI-USE Brasil, Roberto Medeiros.
Na análise dos especialistas, contar com dados para basear uma estratégia de gestão de pessoas faz a diferença, porque essas são ferramentas essenciais para saber o que está acontecendo com as equipes e de que maneira os obstáculos podem ser solucionados.
Prática em ascensão
O estudo Global Data and Analytics Survey questionou executivos de grandes empresas sobre como fundamentam suas decisões. O resultado mostrou que parte considerável das decisões tem algum embasamento em dados. Dos entrevistados, 39% afirmou tomar decisões altamente baseadas em dados; 53%, parcialmente baseada em dados; e 8% raramente baseada em dados.
Para o Associate Partner Latam do GroupElephant, Alexandre Ormigo, essa metodologia deve se manter relevante em 2023 na observação qualitativa e quantitativa da situação dos colaboradores. Dados mais abrangentes sobre a organização de forma geral, como absenteísmo, níveis de produtividade e outras questões também devem continuar em alta.
Como implementar a metodologia
Segundo canais especializados em RH, gestão de pessoas e tecnologia, antes de começar a implementar o People Analytics, é importante que a empresa defina seus objetivos de forma clara. Isso pode incluir, por exemplo, a melhoria do desempenho, o aumento da satisfação dos funcionários ou a redução da taxa de rotatividade.
A partir daí, é preciso coletar dados sobre o time, como informações básicas, de rendimento, feedback e outros fatores julgados relevantes pela gestão. É importante garantir que o material coletado sejam preciso, completo e atualizado.
Ao longo desse processo, a tecnologia é uma aliada determinante. Assim, as empresas precisam escolher ferramentas adequadas para coletar, processar e analisar os dados de seus funcionários. Algumas das tecnologias comuns incluem software de análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Canais especializados ressaltam ainda que o sucesso do People Analytics depende de uma abordagem colaborativa. É importante envolver a equipe desde o início, incluindo gestores e funcionários. Essa dinâmica permite que os colaboradores compreendam melhor a importância do método e possam descobrir e abordar questões importantes relacionadas aos funcionários.
Por último, é importante monitorar e avaliar resultados regularmente para que seja possível mensurar o sucesso da estratégia e fazer ajustes conforme necessário.
Importância de apostar em People Analytics
Como o People Analytics permite às empresas personalizarem suas estratégias de RH, aprimora-se a forma de atender às necessidades e desejos de seus funcionários. Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento personalizados, políticas de compensação equitativas e iniciativas de diversidade e inclusão. Tais ações ajudam a construir uma cultura de trabalho positiva e a fidelizar os funcionários.
É importante destacar, no entanto, que o People Analytics deve ser usado com cuidado para evitar a violação da privacidade dos funcionários e garantir que as informações coletadas sejam usadas de maneira ética e responsável. Ou seja, é preciso estar atento também à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709/2018.
Além disso, é fundamental que as empresas adotem políticas claras de transparência sobre como os dados dos colaboradores serão coletados, armazenados e utilizados.