Os proprietários de pequenas empresas conhecem os desafios de administrar uma pequena empresa. Mantê-lo em funcionamento é um desafio, encontrar as soluções certas para o crescimento de seu negócio é outro. Consultar seu próprio negócio também não é fácil, mas pode ajudá-lo a crescer e trazer receita mais rapidamente do que você poderia por conta própria. Gerenciar uma pequena empresa significa gastar mais tempo em coisas como marketing e operações, em oposição ao planejamento e estratégia financeira.
A consultoria de marketing industrial e empresarial ajuda a racionalizar suas operações, identificar processos e recursos inadequados para que você possa se concentrar no que é mais importante: o crescimento de sua empresa. Se você quer fazer sua empresa crescer ou apenas obter alguma experiência externa para ajudá-lo a crescer, a consultoria com um consultor de negócios pode ser uma boa opção para você. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a escolha do consultor de negócios certo para sua pequena empresa
O que é consultoria de negócios?
A consultoria empresarial é um processo pelo qual um consultor ajuda o cliente a identificar as necessidades comerciais, criar um plano para alcançar essas necessidades e implementar o plano. Desta forma, o consultor atua como um consultor, ao contrário de um coach ou mentor de negócios. Alguns consultores também servem como mentores para recém-formados.
Quem pode prestar consultoria empresarial?
Os melhores consultores empresariais não são apenas empresários que sabem como consultar. Na maioria das vezes, os serviços de consultoria são prestados por profissionais com uma variedade de experiências em diferentes áreas – negócios, contabilidade, finanças, marketing industrial, operações, RH, etc.
Por exemplo, um consultor pode ser um gerente de operações que tenha experiência em administrar uma empresa de produção de alimentos, um engenheiro que tenha experiência em administrar uma empresa de software e um especialista em marketing que tenha experiência em administrar uma loja de varejo. Um consultor pode ser um técnico de negócios com experiência em diversos setores ou um consultor financeiro com experiência na administração de um restaurante.
Quanto custa um consultor de negócios para consultoria de pequenas empresas?
Há muitos fatores a serem considerados ao escolher um consultor empresarial para sua pequena empresa, incluindo o escopo do compromisso e dos serviços a serem prestados, a experiência do consultor, os custos dos serviços e a flexibilidade do compromisso. O custo de um compromisso de consultoria variará dependendo de uma variedade de fatores, incluindo o escopo dos serviços a serem prestados, a experiência e especialização do consultor, e os custos dos serviços no campo relevante.
É melhor contratar serviços de consultoria por hora, onde o custo por hora é baseado na complexidade do compromisso, e é fixado independentemente da quantidade de tempo necessário para o compromisso. Como em qualquer outro compromisso de serviços profissionais, o cliente deve orçar despesas imprevistas, tais como viagens, participação em conferências e material de escritório.
Diferentes tipos de pequenos consultores empresariais
Os consultores empresariais são diferentes dos técnicos ou mentores empresariais de várias maneiras. Por um lado, os consultores geralmente têm uma sólida experiência comercial no setor em que prestam consultoria. Os coaches e mentores normalmente têm uma sólida formação em um campo, e podem ser habilidosos em ajudar indivíduos a se tornarem melhores empresários e líderes, mas não necessariamente especialistas em seu setor particular.
Os consultores empresariais também podem ajudá-lo com planejamento estratégico, planejamento financeiro, marketing, operações e processos de RH, e muito mais. Estas são áreas que muitas vezes requerem conhecimentos especializados e experiência que somente profissionais experientes podem trazer para sua empresa.
Encontrar um bom consultor de negócios para sua pequena empresa
A melhor maneira de encontrar um bom consultor empresarial é através de consultoria com vários consultores. Pergunte a seus colegas e outros empresários quais consultores eles recomendariam. Ao escolher um consultor empresarial, considere sua experiência e qualificações, e quais serviços eles oferecem. Você também pode procurar associações empresariais ou associações em sua indústria para ver quem está organizando eventos e quem são os líderes em sua área. Nesses eventos, encontre-se com consultores que sejam líderes e pergunte-lhes quais consultores recomendariam para suas necessidades.
Quando estiver escolhendo um consultor, faça sua pesquisa. Consulte as opiniões, visite o site deles e tenha uma idéia de sua oferta de serviços e das pessoas por trás deles. Se você não puder visitar seu escritório, visite seu perfil no LinkedIn e veja se consegue ter uma idéia da pessoa por trás do nome da empresa.
O papel do consultor no processo de consultoria
O papel de um consultor empresarial no processo de consultoria varia de acordo com o compromisso, mas os papéis mais comuns para consultores são os seguintes:
- Gerente de relacionamento cliente-consultor: Este é o papel do consultor no processo de consultoria. Eles coordenam o compromisso, e ajudam a gerenciar todos os aspectos do compromisso, desde o agendamento, até o faturamento, até a comunicação.
- Consultor empresarial: Este é o papel do consultor no processo de consultoria. O consultor ajuda o cliente a criar um plano de negócios e a implementar uma estratégia vencedora.
- Consultor empresarial: Este é o papel do consultor no processo de consultoria. O consultor ajuda a montar uma estratégia vencedora, e depois ajuda a implementar a estratégia fornecendo apoio administrativo, como apoio de RH ou gestão financeira.
Benefícios da consultoria para sua pequena empresa
Há muitos benefícios de consultoria para sua pequena empresa. Alguns dos mais importantes incluem:
- A consultoria ajuda a racionalizar suas operações, identificar processos e recursos inadequados para que você possa se concentrar no que é mais importante: o crescimento de sua empresa.
- A consultoria pode ajudá-lo a identificar áreas de crescimento, tais como novos produtos ou novos mercados.
- A consultoria pode ajudá-lo a identificar áreas para redução de custos, tais como funcionários que não são mais necessários, equipamentos ultrapassados, etc.
- A consultoria pode ajudá-lo a identificar áreas para geração de receita, tais como estratégias de marketing, estratégias de preços, etc.
- A consultoria pode ajudá-lo a identificar recursos que você pode não ter utilizado de outra forma, como, por exemplo, fazer com que seu CFO faça uma auditoria de suas finanças.
Consultar armadilhas a serem observadas
Embora a consultoria empresarial proporcione muitos benefícios, ela também pode ser uma armadilha para os despreparados. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:
- Não saber o que não se sabe. É importante saber o que você não sabe.
- Não ter um plano. É importante ter um plano.
- Não é contabilizado como “eu não sei”.
- Não consultar sua equipe ou outras partes interessadas.
- Não se certificar de ter um orçamento antes de contratar um consultor.
- Não ter uma estratégia de saída antes de consultar.