Close Menu
  • Direitos
  • Filmes e Séries
  • Geral
  • Marketing
  • Tecnologia
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Qual A Definição De Andaime Pela NBR 6494?
  • Oftalmologia em Juiz de Fora: Especialistas e Clínicas de Referência
  • Urologista em Natal: Encontre o Melhor Especialista para seu Tratamento
  • Descubra se Los Angeles Fica no Deserto: Se informe!
  • Quais são os pontos turísticos em destaque do Uruguai: Veja Aqui!
  • Qual a melhor época para ir para o Uruguai? Saiba mais!
  • Real Madrid – o clube que mais conquistou títulos do Mundial de Clubes nos últimos dez anos
  • O Brasil está preparado: Para o sorteio da Mega da Virada em 31 de dezembro
segunda-feira, dezembro 11
WhatsApp Telegram RSS
Alagoas Diário
  • Direitos
  • Filmes e Séries
  • Geral
  • Marketing
  • Tecnologia
Alagoas Diário
Home»Finanças»Não pagar o DAS pode sujar o meu nome?
Finanças

Não pagar o DAS pode sujar o meu nome?

Redação Alagoas DiárioBy Redação Alagoas Diáriooutubro 6, 2023Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest Reddit LinkedIn Tumblr Email
Não pagar o DAS pode sujar o meu nome
Não pagar o DAS pode sujar o meu nome
Share
Facebook Twitter Pinterest Reddit Email

Atrasos no DAS MEI e Serasa: afinal, as pendências tributárias podem ser incluídas no cadastro dos birôs de crédito? Como limpar o nome?

Ao identificar no PGMEI a existência de guias DAS em atraso, é normal que estas preocupações apareçam para os microempreendedores individuais. O receio é compreensível, uma vez que ficar com o nome sujo traz inúmeras restrições financeiras às empresas.

Venha com a gente e fique por dentro das consequências regulatórias de não pagar o DAS MEI. E o melhor: saiba exatamente como limpar seu nome!

MEI e Serasa: não pagar o DAS suja o nome?

Caso o microempreendedor não faça o pagamento de seus DAS MEI dentro do prazo, o CNPJ pode ficar negativado. Porém, o órgão responsável pelo cadastro e gerenciamento dessa dívida tributária não é o Serasa, uma vez que este é destinado somente para débitos com instituições financeiras.

Por se tratar de uma pendência com o Governo Federal, o débito com DAS em atraso se trata de uma Dívida Ativa da União (DAU). O gerenciamento da DAU é atribuição da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

A PGNF, por sua vez, fica responsável por incluir as dívidas ativas no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Normalmente, a inscrição ocorre cerca de 75 dias após a notificação de iminência do registro da dívida.

Vale enfatizar que, atualmente, não existe o compartilhamento dos dados do CADIN com a Serasa Experian. Portanto, para fins de consulta, é preciso acessar diretamente as plataformas digitais do governo.

Consultar os registros oficiais deve ser realizado frequentemente, para identificar o nome sujo rapidamente. Por conta das consequências regulatórias da inadimplência do DAS, como bloqueio dos benefícios previdenciários do MEI, as dívidas devem ser quitadas o mais breve possível.

Para acessar as guias do MEI em atraso, basta utilizar normalmente os portais emissores. Os boletos já serão gerados com as respectivas multas e juros, sendo que o pagamento deve ser feito em até 30 dias após a emissão do DAS MEI.

Posso abrir MEI com o nome no Serasa?

Ter o CPF cadastrado no Serasa Experian não impede a abertura de microempreendimentos individuais. O procedimento de criação desta modalidade empresarial não demanda a apresentação de quaisquer certidões negativas de débito.

Além disso, há o entendimento de que a criação do MEI pode auxiliar o titular da dívida a limpar seu nome. Com a renda gerada, elevam-se as chances de reestruturação financeira e quitação das pendências inscritas no birô de crédito.

No entanto, é válido ressaltar que as restrições no CPF do titular poderão impactar nas solicitações de crédito pelo empreendimento. Afinal, muitas instituições recusam a concessão de empréstimos e financiamentos tradicionais para quem tem nome sujo, seja qual for o birô de crédito envolvido.

Como limpar o nome no Serasa?

Em primeiro lugar, é preciso quitar a pendência que está cadastrada no Serasa. Somente assim seu nome poderá ser retirado oficialmente do cadastro deste birô.

Caso os valores estejam além de suas condições financeiras atuais, solicite a renegociação da dívida. Por exemplo, confira as propostas dos feirões do Serasa, nos quais as ofertas de redução dos débitos podem chegar a até 90%.

Por fim, mas não menos importante, organize suas finanças para não ficar com pendências no Serasa novamente. Estabeleça um planejamento firme de contenção de gastos,  reduzindo as compras supérfluas. Essa é a melhor maneira para elaborar sua reserva financeira para situações emergenciais.

Seja para quitar suas parcelas de empréstimo ou para colocar em dia seus tributos do MEI: mantenha sempre a disciplina financeira e nunca perca os prazos!

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Email
Previous ArticleDoutor Estranho 2 Dublado Online: Saiba onde assistir agora
Next Article Você sabe como funcionam as debêntures?
Redação Alagoas Diário
  • Website

Related Posts

Psicólogo como Microempreendedor Individual (MEI): Possibilidades e Regulamentações

novembro 21, 2023

Contabilidade em Curitiba: Serviços e Soluções Profissionais

novembro 21, 2023

Nubank libera limite do cartão de crédito em dobro para os clientes e valor máximo assusta; confira

novembro 8, 2023

Posso investir em ETF sendo um investidor iniciante?

outubro 6, 2023

Você sabe como funcionam as debêntures?

outubro 6, 2023

Como usar maquininha de cartão para impulsionar seu negócio

agosto 8, 2023
Add A Comment

Comments are closed.

© 2023 Alagoas Diário - Política de Privacidade

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.