Evitar depositar óleo de cozinha e restos de comida na pia podem minimizar casos de entupimento na tubulação
A cozinha é carinhosamente chamada pelos brasileiros de coração da casa. No entanto, apesar de ser um cômodo importante nos lares do país, ela nem sempre recebe a atenção necessária. Nesse ambiente, muitas pessoas adotam práticas que, apesar de parecerem inofensivas, podem provocar o entupimento da rede de esgoto.
Esse problema nas tubulações pode, a longo prazo, causar vazamentos, cheiros desagradáveis, sujeira e consequentemente, chamar a atenção de pragas urbanas responsáveis pela transmissão de diversas doenças. Em casos mais graves, os entupimentos chegam a atingir outros cômodos da casa, causando problemas em toda a rede hidráulica.
Quando isso ocorre, a solução é entrar em contato com uma desentupidora de esgoto, empresa especializada em identificar as causas dos problemas e aplicar ações corretivas. Mas como diz o dito popular, prevenir é melhor que remediar e isso também ocorre quando o assunto é entupimento na cozinha.
Adotar hábitos simples no dia a dia, como evitar depositar o óleo de cozinha e restos de alimentos da pia, usar telas de proteção nos ralos e higienizar a caixa de gordura corretamente, podem ajudar a evitar problemas nas tubulações.
Há ainda a possibilidade de instalar objetos para auxiliar nos cuidados diários, como os trituradores de alimentos na pia, e realizar manutenções preventivas com empresas especializadas.
Não jogue óleo de cozinha na pia
O óleo de cozinha, embora pareça inofensivo, é um dos maiores vilões da rede de esgoto. No dia a dia, ele é utilizado para preparar diversos alimentos e, após o uso, é quase sempre descartado de forma incorreta na pia da cozinha.
Ao ser despejado no ralo da pia, o óleo pode se acumular nas tubulações, criar crostas e reter resíduos que tendem a trazer problemas para o fluxo da rede hidráulica, provocando entupimentos e vazamentos. Além disso, o descarte indevido desse produto também pode trazer riscos ao meio ambiente, como descontrole do oxigênio dos rios, morte de espécies marinhas e impermeabilização do solo.
A forma mais indicada de descartar os óleos de cozinha é por meio das redes de coletas organizadas pelas prefeituras e organizações não governamentais que o reutilizam para a fabricação de produtos como sabões, tintas, detergentes e biodiesel.
Evite deixar restos de comida na pia
Assim como ocorre com o óleo de cozinha, os restos de comida no ralo da pia também podem provocar entupimento da rede de esgoto. Dejetos como cascas de cebola, alho, feijão, arroz, borra de café e outros alimentos podem se acumular nas tubulações e prejudicar o fluxo de água na rede hidráulica.
A longo prazo, esses alimentos formam crostas de resíduos nos canos e provocam entupimentos e vazamentos extensos na cozinha. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é adotar o hábito de limpar os pratos antes de colocá-los para lavar ou ainda aderir ao uso de pequenas lixeiras próximas da pia.
Adote telas de proteção nos ralos
Mesmo tendo atenção com o excesso de resto de comida, eles ainda assim podem aparecer na pia em quantidades pequenas. Por esse motivo, é sempre bom adotar o uso de telas de proteção nos ralos. Esse objeto irá impedir que os alimentos passem e se acumulem nas tubulações. Após lavar a louça, eles podem ser retirados e os restos despejados na lixeira.
Higienize as caixas de gordura constantemente
As caixas de gordura são repartimentos fundamentais para o funcionamento da rede hidráulica de toda a residência e têm como principal função impedir que a gordura dos alimentos chegue até a rede de esgoto.
No entanto, para continuar executando sua função sem apresentar vazamentos, elas precisam de manutenções e limpezas regulares. Segundo informações fornecidas pelos fabricantes dessas caixas, a higienização deve ser feita a cada seis meses por empresas especializadas.
Para quem não sabe como procurar esse tipo de serviço, pode ser interessante verificar com uma desentupidora de vaso, pois geralmente esses profissionais também atuam com limpeza de caixas de gordura, fossas sépticas, tanques de água e até mesmo com dedetização contra insetos.
Faça manutenções preventivas
Prevenir é melhor do que remediar. Por esse motivo, é importante que a rede de esgoto receba a atenção necessária regularmente. Muitas empresas que realizam o serviço de desentupimento também fazem ações preventivas nas tubulações para verificar o sistema e identificar possíveis falhas.
Manter esse hábito pode ajudar a minimizar dores de cabeça, estresses e gastos futuros com vazamentos grandiosos. O interessante é estar sempre em contato com uma empresa próxima, tanto para ações preventivas quanto para as corretivas.
Para quem não conhece nenhuma, uma pesquisa direcionada no Google pode ajudar. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode buscar por desentupidora em São Paulo para encontrar os profissionais especializados nesse tipo de serviço.